Síndrome da Má Absorção

Imagem: pexels.com

Condição que impede a absorção de nutrientes pelo intestino delgado. A má absorção pode ser causada por infecção, medicamentos, cirurgia do intestino delgado e distúrbios como a doença celíaca. A má absorção desses nutrientes costuma se manifestar, normalmente, através da diarreia crônica. Como resultado da má absorção, também ocorre alteração nas fezes. Elas podem aparecer mais moles e volumosas, com cor clara.

Está Síndrome pode levar à perda de peso involuntária causando alterações metabólicas levando o indivíduo ao estado clínico debilitante podendo levar a um quadro de caquexia anorexia , doenças secundárias que pode levar à morte devido a má absorção.

TRATAMENTO:
A abordagem do paciente que se apresenta com perda de peso significativa fundamenta-se, sempre que possível, na correção do(s) fator(es) causal(is). Atenção precoce à nutrição e prevenção da perda de peso durante períodos de estresse ou trauma agudo, em especial durante internações hospitalares, pode ser valiosa, já que a realimentação nem sempre é bem-sucedida.

A terapia nutricional, deve ser feita de maneira criteriosa, tendo-se em mente os riscos potenciais da realimentação, além de outras complicações, como traumas e infecções.

Faça uma Avaliação Nutricional, agende uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?